Entenda a origem da campanha Setembro Amarelo

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Entenda a origem da campanha Setembro Amarelo

Durante muito tempo, falar sobre saúde mental e a importância de cuidar dela*, foi um tabu.* Havia medo e receio em se falar sobre o assunto. A campanha que aborda o tema, foi instaurada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM), e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os esforços são direcionados para ajudar aqueles que sofrem com doenças psicológicas. De uns tempos para cá, informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.

Por que a OMS escolheu a cor Amarela para representar o Setembro amarelo?

Quando a OMS escolheu a cor amarela para representar a luta contra o suicídio, muitos pensaram que foi uma escolha aleatória. Mas, pelo contrário, a decisão foi inspirada em uma história trágica da década de 1990 que serviu para motivar pessoas de todos os lugares do mundo a pedirem ajuda. A história real que inspirou a cor amarela é de Mike Emme, um jovem que morava em Westminster, no Colorado, Estados Unidos. O rapaz era conhecido como Mustang Mike, pois havia comprado um modelo antigo do automóvel Ford Mustang, e trabalhou sem parar até recuperá-lo por completo; no fim, o pintou de amarelo, criando assim seu apelido. Mike era apaixonado por seu carro e amado por seus amigos e família.

No dia 8 setembro de 1994, às 23:52 da noite, seus pais chegaram em casa e se depararam com uma cena que mudaria a vida de todos para sempre. Mike Emme estava morto dentro de seu tão amado mustang amarelo, em decorrência de um tiro. Ao seu lado um triste bilhete: “Mãe, pai, não se culpem. Eu amo vocês. Com amor, Mike. 11:45 pm”.

Muitas empresas, ONGs e figuras públicas abraçam essa causa e todos os anos e fazem questão de mostrar a importância da campanha. Os números que temos quando o assunto é suicídio são assustadores. No Brasil, a cada 30 pessoas, 5 já pensaram em tirar sua própria vida. Por isso, nesse ano, o Vakinha quer conscientizar o máximo de pessoas possível, para que histórias como a do Mike não se repitam.

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